PROAEP – Programa de Aquisição e Ensino do Português

Coordenadora: Elizabeth Reis Teixeira

O PROAEP – Programa de Aquisição e Ensino do Português – originou-se, em 1987, da integração dos estudos de Aquisição da Linguagem (em condições típicas e não típicas) e Ensino do Português. Posteriormente, passou a abranger, também, os Estudos Surdos e a Acessibilidade. O projeto AQUISIÇÃO DA FONOLOGIA POR FALANTES DO PORTUGUÊS, concluído no final de 1994, resultou no Perfil do Desenvolvimento Fonológico em Português (PDFP). Em 1998, iniciamos o projeto ADAPTAÇÃO, VALIDAÇÃO E NORMATIZAÇÃO DOS INVENTÁRIOS MACARTHUR DE DESENVOLVIMENTO COMUNICATIVO (CDI’s) PARA O PORTUGUÊS BRASILEIRO, ainda em curso, com o objetivo de traçar um perfil maturacional em subsidio às práticas clínicas e psicopedagógicas. O projeto A SITUAÇÃO LINGÜÍSTICA DA CRIANÇA SURDA FRENTE AO DESAFIO DO LETRAMENTO: PROBLEMA DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, concluído em 2015, e apoiado pela FAPESB, investigou as dificuldades dos alunos surdos, em sua aquisição tardia da linguagem. Estão em curso os projetos ADAPTAÇÃO DOS INVENTÁRIOS COMUNICATIVOS DE DESENVOLVIMENTO PARA A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) e IDADE DE AQUISIÇÃO e O DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE COMUNICATIVA NO ALUNO SURDO, também apoiado pela FAPESB desde 2017.