Observatório de Português Língua Estrangeira / Segunda Língua (ObsPLE-PL2)

Coordenadora: Edleise Mendes

A rede ObsPLE-PL2 integra pesquisadores, professores e gestores que desenvolvem pesquisas, projetos e iniciativas políticas e pedagógicas na área de ensino, de formação de professores e de desenvolvimento de políticas para a promoção, a projeção e a difusão do português como língua estrangeira/segunda língua, em seus diversos contextos de ocorrência no âmbito global. É também interesse do ObsPLE-PL2 diagnosticar, acompanhar e orientar ações dentro e a partir da área, de modo a colaborar, de diferentes formas, com as instituições e a sociedade.  Como eixo central de interesse, orientador das linhas de pesquisa do grupo, está a produção de conhecimentos numa perspectiva intercultural, decolonial e inclusiva, compreendendo a atuação do português como língua de comunicação global e que exerce o papel de língua de mediação intercultural, nos cenários multilíngues e multiculturais que caracterizam as sociedades contemporâneas. A rede adota o uso do termo amplo para a área como "português língua estrangeira / segunda língua", mas ressalta que tal denominação representa um feixe de contextos de ensino e de formação bastante complexos e que envolvem especificidades que devem ser compreendidas e analisadas de acordo com o ambiente no qual se desenvolvem. Desse modo, a rede OBsPLE-PL2 envolve os contextos de ensino de língua estrangeira, segunda/L3, Ln, língua de herança, língua de acolhimento, língua de integração, entre outros, dentro de cenários bilíngues/multilíngues e multiculturais.