Núcleo de Estudos em Língua Italiana no Contexto Brasileiro – NELIB

Coordenadoras: Cristiane Maria Campelo Lopes Landulfo de Sousa e Paula Garcia de Freitas

O Núcleo de Estudos em Língua Italiana no contexto brasileiro - NELIB foi criado com o propósito de unir professoras, professores, pesquisadoras e pesquisadores que realizam trabalhos na área da Italianística no Brasil e que (re)pensam a formação docente e a Educação Linguística. Propomos fomentar e compartilhar os estudos e as experiências dos integrantes a fim de criarmos uma rede nacional de conhecimento que contemple pesquisas voltadas para a formação docente e para a democratização do ensino de línguas como uma forma de garantir direitos linguísticos e promover a justiça social a toda população. Pretendemos pensar e construir coletivamente uma Educação Linguística em língua italiana que seja mais humana, mais crítica, menos excludente e que promova a reflexão em diferentes contextos educacionais. Assim, nos orientamos a partir da seguinte indagação: Quais são os saberes necessários para que professoras e professores de italiano possam desenvolver uma prática pedagógica intercultural, decolonial e emancipatória diante de uma sociedade extremamente desigual e de um mundo em constante transformação?