The Northern Eye: o Brasil nas literaturas anglófonas

Tiago Barbosa da Silva
de 15/08/2022 a 15/08/2025
02/06/2022

Nas literaturas de língua inglesa, há uma vasta tradição de representar o ‘Outro’ e seus lugares, estabelecendo uma relação, ambígua e íntima, entre literatura, etnologia e antropologia, verificada na construção de mundos e de povos que, embora referenciáveis e localizáveis no espaço, são normalmente inventados, criados a partir da imaginação e de um olhar exotizante, que mistura e confunde realidade e ficção, construindo um imaginário cultural fantasioso da alteridade, compartilhado globalmente com muito êxito. As representações do Brasil e de sua gente na literatura de ficção, na literatura produzida por viajantes, particularmente, bem como pelos textos de etnólogos e antropólogos que percorreram os espaços de nosso país, surgem nas literaturas de língua inglesa moderna com Robinson Crusoe, de Daniel Defoe, uma das obras que inaugura o gênero romance. Em alguma medida, a tradição que se estabelece a partir disso, determina os modos, as lentes através das quais somos vistos e também nos vemos, contornando, ainda hoje, as bases para as relações entre o estrangeiro e o Brasil e sua gente, bem como nossas relações internas, entre brasileiros de grupos étnicos diferentes, e nossa identidade nacional, criando tipos ideais que continuam povoando as representações culturais nas quais nós somos retratados e nas quais nos representamos. Nesta pesquisa, revisaremos os debates pós-coloniais propostos G. Kilomba (2019) e S. Hall (2016) e as abordagens decoloniais articuladas por A. Quijano (2005) e W. Mignolo (2007) para esmiuçar como as literaturas anglófonas nos apresentam como Outros, fadados a ocupar um lugar estereotipado e defeituoso, evidenciando os sentidos ideológicos da colonialidade do poder e do projeto de estereotipagem, dos quais somos alvo dentro da cultura ocidental.