O presente projeto tem como objetivo apresentar e analisar ajustes fonéticos e transferências fonológicas por falantes de inglês como língua estrangeira, de Salvador/BA, de modo comparativo a ajustes, da mesma natureza, por estrangeiros falantes de inglês como segunda língua e como língua estrangeira. Pretende-se interpretar os ajustes fonéticos e as transferências fonológicas, relacionando princípios teóricos da Fonologia e da Sociolinguística com pressupostos da Linguística Aplicada, com o intuito de contribuir com os estudos linguísticos e com aqueles relacionados ao ensino da língua inglesa no Brasil, elaborando propostas que, ao considerar e interpretar o sistema fonológico do falante, desconstruam concepções reguladoras quanto ao ensino de pronúncia, que podem veicular formas de preconceito linguístico verificadas em materiais didáticos, canais de internet e em outros meios, ao se privilegiar apenas as variedades hegemônicas no ensino da língua inglesa, quando o contexto de aprendizado dessa língua no Brasil insere-se, predominantemente, em um quadro de multilinguismo.
Ajustes fonéticos e transferência fonológica: aspectos sociolinguísticos e dialetais no ensino da língua inglesa
Servidor responsável:
Ivana Pereira Ivo
Período de vigência:
de 01/01/2019 a 14/12/2022
Data de aprovação do projeto:
01/01/2019
Status:
Vigente
Resumo: