Nega - Núcleo de estudos dos gêneros (auto)biográficos

Coordenador: Antonio Marcos Pereira

O Nega - Núcleo de estudos dos gêneros (auto)biográficos intenta abarcar com sua denominação o alcance dos objetos de pesquisa aos quais nos dedicamos prioritariamente, congregando interessados no que já foi chamado de "espaço biográfico" (Arfuch), "constelação biográfica" (Barthes), e "escritas da vida" (Woolf). O problema comum, atravessando todas essas inflexões, é um exame dos modos de fazer biografia (e gêneros afins) hoje, e disso deriva trabalharmos com uma noção de “poética” como dinamizadora central das discussões. Além disso, dedicamos uma atenção especial aos experimentos com a forma que tem lugar ao longo do século XX e que impactam nosso entendimento dos limites e características dos gêneros que associamos ao interesse em escrever uma vida, bem como os métodos utilizados para tal propósito. Partindo de discussões avançadas por, entre outros, Adorno, Woolf, Bourdieu, Dosse, Arfuch, Podlubne e Souza, nos propomos a explorar o “espaço biográfico” contemporâneo em busca de experimentos, invenções, inovações, hibridações e do que quer que nos pareça provocante e instigante na produção de biografias, autobiografias, e gêneros afins.