NALPE - Núcleo de Antiguidade, Literatura, Performance e Ensino

Coordenadores: Renato Ambrosio e Tereza Pereira do Carmo

Núcleo de Antiguidade, Literatura, Performance e Ensino, da área de Estudos Clássicos da Universidade Federal da Bahia, para a formatação de uma linha de pesquisa sobre visões, representações e permanência da Antiguidade Clássica em obras dos primeiros momentos da Idade Média e a sua permanência em períodos posteriores da Idade Média, da Idade Moderna e da Idade Contemporânea. A Antiguidade clássica pode ser analisada e compreendida sob diferentes pontos de vista: linguístico, literário, cultural, antropológico, sociológico, filosófico etc. Dessa forma, os pesquisadores da Antiguidade podem se encontrar vinculados a instituições de natureza diversa (Filosofia, História, Letras etc.), mantendo entre si os necessários diálogos para a compreensão de um mundo que tanto tem de distante no tempo quanto tem de influente na configuração de determinadas concepções e visões contemporâneas. Nesse sentido, ao lado de buscar articulação com profissionais de áreas afins, os pesquisadores do Grupo de Pesquisa NALPE, no Instituto de Letras da UFBA, têm buscado se vincular aos programas de Pós-Graduação em Língua e Cultura e em Literatura e Cultura, como forma de reconhecer a necessidade de se buscar os diálogos necessários para a compreensão do Antigo e de suas formas de permanência em elementos da cultura ocidental.