Memória do Instituto de Letras da Ufba: Parte 2

Risonete Batista de Souza
de 01/10/2022 a 30/09/2025
03/10/2022

O projeto Memória do Instituto de Letras da UFBA: parte 2 pretende dar continuidade à pesquisa iniciada em 2019, que investiga a história dos cursos de Letras da UFBA. Essa história está intimamente relacionada à da implantação dos primeiros cursos superiores voltados para a formação de profissionais e pesquisadores das áreas das ciências naturais e sociais, pedagogia e letras, imprescindíveis no processo de implantação das universidades brasileiras, instaladas no país, principalmente, a partir da década de trinta do século XX. Portanto, essa pesquisa tem ramificações por diversas áreas como a história da educação no Brasil e na Bahia, a legislação que a embasa, os acervos documentais de instituições de ensino superior diversas, sobretudo da UFBA, da Faculdade de Filosofia e do Instituto de Letras, acervos jornalísticos baianos e brasileiros, além de uma gama de artigos, livros, teses e dissertações que abordam aspectos da história da educação no Brasil e, sobretudo, das instituições de ensino superior. Trata-se, pois, de uma pesquisa bibliográfica e documental, mas que também visa a constituição de um acervo digitalizado que preserve a memória institucional. Diante de tal amplitude do objeto, traçou-se um projeto que deverá ser desenvolvido em etapas. Em virtude da pandemia gerada de COVID 19, a pesquisa, na primeira etapa, centrou-se nos acervos disponíveis on-line. Nesta etapa, pretende-se retomar a investigação nos acervos físicos, a fim de completar os dados levantados e ampliar o espaço temporal de investigação, até então centrada nos anos iniciais da história dos nossos cursos. O objetivo geral do projeto é apresentar uma narrativa da história do ILUFBA, desde a sua criação, seu desenvolvimento, as áreas de pesquisa e de ensino focadas ao longo de sua história e sua importância para a formação de pesquisadores e docentes atuantes na área das Letras local, regional e nacionalmente.