LET-WEB - Letramentos Multimodais, Educação, Tecnologias e Webcurrículos Ciclo II - Formação de Professores e Decolonialidades

Servidor responsável:
Ricardo Toshihito Saito
Período de vigência:
de 06/05/2022 a 28/10/2024
Data de aprovação do projeto:
06/05/2022
Status:
Vigente
Resumo:

Este Projeto de Pesquisa para o Grupo de Pesquisa LET-WEB - Letramentos Multimodais, Educação, Tecnologias e Webcurrículos, Ciclo II - Formação de Professores e Decolonialidades (2021-2024) tem como objetivo provocar movimentos pedagógicos webcurriculares (ALMEIDA, 2014; SAITO, 2017) e contemplar os Letramentos Multimodais e processos de decolonialidades por meio das Tecnologias Digitais. A Pandemia da COVID-19 ainda nos atinge e força discentes e docentes a movimentarem-se por ambientes educacionais híbridos, síncronos e assíncronos; presenciais para alguns. Entretanto, este não-saber ensinar, mediatizado pelas tecnologias digitais, ainda nos torna refém de práxis pedagógicas analógicas  digitalizadas, e não digitais. Aulas expositivas que se assemelham a palestras e projeções de slides de powerpoint que reproduzem a lógica linear de livros impressos, sem considerar as possibilidades de movimentos webcurriculares com as telas e entre as telas digitais por discentes e docentes em processos de co-construção de conhecimentos com os pares (SAITO, 2017; 2021a). Viver encarcerados no paradigma da racionalidade-modernidade eurocêntrico (QUIJANO, 1992), com seus construtos de “objetividade”, linearidade, universalidade, pensamento cartesiano, etc., faz com que as nossas mentes e nossos corpos, as nossas ações e (re)ações, não consigam ir além desta leitura, realizada a partir das lentes de uma visão hegemônica de um mundo construído pela Modernidade (APPADURAI, 1996; VATTIMO, 1988). Este não-saber e querer aprender como se movimentar com as telas digitais em sala de aula, por meio da co-construção de práxis pedagógicas webcurriculares, justifica as investigações desta pesquisa. A etnografia é a metodologia empregada nesta pesquisa a partir das observações realizadas ao longo do Ciclo I. Leituras de mundos, localizadas no campus de Ondina da UFBA, e as relações entre discursos e ações, de discentes do curso de Licenciatura em Letras e professores em formação do NUPEL e da Educação Básica, identifica uma prática pedagógica ainda centrada no ensino da gramática, vocabulário e tradução. Entrelaçadas por intervenções propostas por este professor-pesquisador, espera-se observar, analisar e refletir sobre alguns possíveis movimentos, rizomas-suplementos, ou não-movimentos, em sala de aula por esses professores de língua inglesa em formação, e esperançosamente, no esperançar de Freire, observar processos de decolonialidades para além do ensino hegemônico de culturas, línguas e literaturas.