Grupos de Estudos Christine de Pizan - escritas femininas: mulheres que escrevem, leem e encomendam obras, em prosa ou verso, da Idade Média ao Renascimento

Coordenadora: Carmem Lúcia Druciak

O grupo tem por objetivos compartilhar, divulgar e consolidar pesquisas e estudos sobre mulheres que foram relevantes no mundo das letras a partir da alta Idade Média (séc. XII) até o fim do Renascimento (séc. XVII), pois recuperar a vida, a obra e a relevância de mulheres que viveram no período de recorte favorece e amplia as discussões de hoje sobre o papel da mulher na sociedade, independentemente do status que seus contemporâneos atribuíram a elas; e favorecer a abordagem interdisciplinar dos estudos mantidos pelos integrantes do grupo para um debate provocador e enriquecedor na formação de um senso crítico em meio acadêmico e em extensão para aqueles que se interessam por essa temporalidade.

ÁREAS DE INTERESSE: Estudos literários; Estudos da Tradução; História e Historiografia; Filologia; Filosofia; Psicologia e Estudos de Gênero.