Estudante egressa do PPPGLinC/ILUFBA recebe prêmio do Instituto Internacional da Língua Portuguesa

ESTUDANTE EGRESSA DO PPPGLINC/ILUFBA RECEBE PRÊMIO DO INSTITUTO INTERNACIONAL DA LÍNGUA PORTUGUESA

.

Sara Oliveira da Cruz, egressa do Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLinC), é uma das premiadas no 1º Concurso IILP-Itamaraty de Artigos Científicos sobre a Língua Portuguesa, aberto a estudantes e acadêmicos de todos os estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Brasil, Angola, Moçambique, Portugal, Guiné-Bissau, Timor Leste, Guiné-Equatorial, Macau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe. Seu artigo tem como título “Reflexões acerca da implementação de um conjunto de atividades potencialmente intercultural” e ficou com o terceiro lugar na categoria Pós-Graduação.

A premiação foi concedida pelo Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), órgão da CPLP responsável pela promoção, difusão e projeção da Língua Portuguesa no mundo, em parceria com Departamento Cultural e Educacional Itamaraty, responsável pela difusão da cultura brasileira no exterior. Com vistas a garantir o caráter pluricêntrico do concurso, o júri foi formado por membros do Conselho Científico do IILP. No total, seis trabalhos foram premiados, em nível de Graduação/Licenciatura, de premiação nacional, e Pós-Graduação, de premiação internacional.

Esta primeira edição do concurso teve como tema “Áreas de Pesquisa em Ensino de Português como Língua não Materna” e visou estimular o desenvolvimento da pesquisa e da produção acadêmica, bem como contribuir para o debate e o estudo da língua portuguesa. Além do prêmio em dinheiro, os vencedores também terão seus artigos publicados em edição especial da Revista Platô, tradicional periódico do IILP.

A jovem pesquisadora revela que seu artigo versa sobre o desenvolvimento de materiais de Português Língua Não-Materna para plataformas digitais, uma das áreas de pesquisa sobre a língua portuguesa relevantes à missão do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), sendo resultado da sua dissertação de mestrado “Fiz um blog, e daí? Uma experiência sobre o ensino e a formação de professores de Português Língua Estrangeira/Segunda Língua em perspectiva intercultural e crítica”, defendida no Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) em 2019, sob orientação da Profa. Dra. Edleise Mendes. Para ela, esse prêmio é uma excelente oportunidade para dar visibilidade ao seu trabalho, engrandece o curso de Licenciatura em PLE da Universidade Federal da Bahia, as pesquisas e os projetos atualmente desenvolvidos nessa instituição.

Mais informações a respeito do concurso podem ser acessadas na página eletrônica do IILP: www.iilp.wordpress.com