Educação e leitura são temas abordados frequentemente em diferentes esferas, sejam elas ligadas diretamente ou não à promoção da educação. Com o início da pandemia de Covid-19, em março de 2020, e os acontecimentos decorrentes, como o fechamento das escolas e o agravamento das crises econômica e sanitária, as discussões sobre esses temas tornaram-se mais recorrentes e ganharam novas características. Tendo em vista esse panorama, neste projeto temos como objetivo analisar, em textos que circulam em diferentes contextos, com base em preceitos da Análise do Discurso e de estudos sobre Enunciação, como têm se constituído os discursos sobre educação e leitura nos últimos anos, de modo a explicar como eles se relacionam e suas principais características discursivas e enunciativas. Como objetivos específicos, pretendemos: 1) investigar as formas de manifestação da interdiscursividade em textos que tematizam educação e leitura; 2) analisar os modos por meio dos quais a heterogeneidade enunciativa ocorre; 3) verificar continuidades e descontinuidades entre os discursos materializados em textos de diferentes âmbitos; 4) conjecturar sobre transformações nesses discursos ao longo do tempo. Para as análises, pretendemos organizar um acervo com textos de diferentes gêneros nos quais, em alguma medida, educação e leitura tenham sido tematizadas para observar tanto as alterações quanto as permanências discursivas.