Discursos de ódio e formas de subjetivação nas mídias na contemporaneidade

Iraneide Santos Costa
de 01/04/2022 a 15/03/2025
01/04/2022

Este projeto possui prazo de execução previsto para o período compreendido entre 2022 e 2025. Trata-se de uma pesquisa na área de Estudos do Discurso, que tem por finalidade ampliar conhecimentos tanto teóricos como metodológicos a respeito dos fenômenos discursivos, o que implica forçosamente um debruçar sobre a sociedade. Desenvolvido no âmbito do Instituto de Letras, a proposta tem na língua(gem) seu ponto de ancoragem, tomada esta como intermediação entre o homem e a realidade, enfim como materialidade discursiva. Elegeu-se a Análise de Discurso fundada por Michel Pêcheux (ADOP) como horizonte teórico de base, o que significa que todos os demais “passos” - sejam os das reflexões teóricas sobre as discussões de autores de áreas diversas, sejam os das decisões metodológicas - são pensados e realizados a partir da perspectiva que a ADOP apresenta enquanto possibilidade, tanto de leitura quanto de procedimento. Tendo em vista, porém, que se percebe o desenvolvimento de pesquisas/análises discursivas como um movimento multidisciplinar, as discussões que se tem por objetivo propiciar com este projeto situam-se numa perspectiva trans/ interdisciplinar, o que faz com que esta proposta esteja em consonância com o atual estado dos estudos do discurso. Já em relação às materialidades discursivas que serão alvo de estudo/análise/reflexão, ressalta-se que se optou por trabalhar com textos que circulam tanto na mídia do tipo analógico como na do tipo digital / eletrônico. Ou seja, nossos corpora envolvem uma série de plataformas como jornais, revistas, televisão e internet. Com objetivo de nortear as discussões/análises/reflexões a que se procederá, elegeu-se o seguinte problema: Quais as memórias que suscitam, balizam, sustentam e legitimam discursos de ódio na contemporaneidade? Sendo assim, como objetivo geral visa-se construir um dispositivo teórico e metodológico que possibilite rastrear/ analisar quais as memórias que sustentam e legitimam discursos de ódio na contemporaneidade.