Difusão social da escrita e da língua portuguesa no Brasil: o século XVIII

Ana Sartori Gandra
de 06/05/2022 a 30/04/2024
06/05/2022

O Projeto encontra-se inserido no âmbito do PROHPOR – Programa Para a História da Língua Portuguesa, vinculado a um projeto coletivo, a ser realizado pelos diversos grupos que compõem o PROHPOR, intitulado “História do Português Brasileiro Colonial”. A presente pesquisa propõe-se a realizar uma análise da difusão social da escrita no Brasil durante o século XVIII, abordando a relação entre a difusão social da escrita e a difusão da língua portuguesa ao final do período colonial. Serão utilizados, para tanto, documentos produzidos no Brasil colonial localizados em acervos digitais, como os do Arquivo Nacional da Torre do Tombo (ANTT) e do Arquivo Histórico Ultramarino (AHU), destacando-se aqui o catálogo dos Documentos Manuscritos “Avulsos” da Capitania da Bahia, disponibilizados para consulta pelo Arquivo Público da Bahia. Trata-se de arquivos que possuem uma riqueza documental, a fornecer indícios a respeito da difusão da língua portuguesa e da cultura escrita no Brasil setecentista. A partir do que for localizado nos acervos do ANTT e no AHU, serão selecionados documentos escritos por brasileiros ao longo do século XVIII, para serem editados por meio de edição semidiplomática, sendo utilizadas, para tanto, as Normas de Transcrição de Documentos Manuscritos e Impressos do Projeto Para a História do Português Brasileiro (PHPB), que poderão ser reestruturadas, a depender das necessidades dos documentos a serem editados. O corpus deverá ser delineado levando em consideração as diretrizes que forem estabelecidas para o corpus do projeto coletivo do PROHPOR. Caso sejam localizados documentos que contenham séries de assinaturas deixadas pela população brasileira, será realizado ainda o estudo quantitativo e qualitativo das assinaturas da sociedade brasileira setecentista.