Dialogismo polêmico, enunciados não polêmicos e discursos do Brasil

Servidor responsável:
Elmo José dos Santos
Período de vigência:
de 05/11/2021 a 01/08/2024
Data de aprovação do projeto:
05/11/2021
Status:
Vigente
Resumo:

O projeto de pesquisa “Dialogismo polêmico, enunciados não polêmicos e discursos do Brasil” tem como objetivo constituir conhecimentos sobre discursos polêmicos e não polêmicos (hostis, radicais, combatentes, de resistência, revolucionários e outros) que possibilitem analisá-los em textos relevantes de movimentos sociais brasileiros, desde a Colônia, relacionando-os com práticas democráticas e não democráticas. Pretendemos, pois, construir um saber sobre as relações dialógicas, a biografia de discursos produzidos por movimentos sociais, no Brasil, a vida social e a leitura do mundo e da arte. A pesquisa estabelece relações muito categóricas entre os estudos da linguagem, a história, a historiografia, o arquivo, a memória, voltadas para a compreensão de textos verbais, escritos, visuais e verbo-visuais reunidos em arquivos representativos que permitem avançar para uma organização dos eventos discursivos, os interdiscursos de várias épocas. É um estudo de metalinguística, que o vincula imediatamente aos estudos dialógicos. De um lado, pretende aprofundar os estudos do dialogismo polêmico, entendido como um conjunto de práticas dialógicas e polêmicas, e do estudo dessas práticas, das modalidades, de gêneros na produção de linguagem, dando continuidade aos esforços de requalificar o estudo da polêmica na obra do Círculo de Bakhtin. De outro, avançar na novidade dos discursos não polêmicos. A análise anunciada é a do enunciado concreto (polêmico e não polêmico), de corpora constituídos em arquivos físicos e virtuais, redes sociais, blogosfera e a mídia em geral. Interessa, sobretudo, a revelação da novidade dos estudos de enunciados não polêmicos, com a formação de novos arquivos. É um trabalho interdisciplinar que envolve a história, a sociologia, a política. Por meio dos elementos do enunciado concreto polêmico e referências sobre discursos hostis, a proposta contribui para o estudo das relações entre polêmica e democracia, não polêmica e autoritarismos, do ensino e da leitura, da vida social e história brasileiras.