DECOLIDE - Decolonialidade, Linguagem, Identidade e Educação

CoordenadoraLívia Márcia Tiba Rádis Baptista

O grupo prioriza temáticas e problemáticas que envolvem a decolonialidade, com foco na educação contemporânea, identidade e linguagens, em consonância com uma perspectiva decolonial e crítica no campo da Linguística Aplicada. Temas de interesse: 1. Estudos e pensamento decolonial com ênfase na dimensão epistêmica e em seus desdobramentos para e na linguística aplicada 2. Decolonialidade, linguagem, educação e identidades; 3. Políticas identitárias na contemporaneidade e decolonialidade; 4. Colonialidade da linguagem/poder e práticas de linguagem; 5. Letramentos críticos e letramentos de reexistência; 6. Territórios, espaços fronteiriços e superdiversos (cenário de migração e diáspora) e práticas translíngues; 7. Netnografia, performances identitárias e práticas de linguagem; 8. Perspectivas críticas, decoloniais e translíngues no ensino e na educação linguística; 9. Pedagogias decoloniais na América Latina e no Brasil.