Autopercepção dos conhecimentos TPACK dos concluintes do curso de Espanhol da UFBA

Fabiana dos Santos Matos Eugênio Cunha
de 01/09/2022 a 31/07/2025
12/09/2022

Considerando a importância de conhecer o andamento das práticas pedagógicas e dos processos de ensino e aprendizagem mediados pelas TIC como retroalimentação para a formação docente e novas práticas, buscamos conhecer a autopercepção dos estudantes concluintes do curso de Letras/Espanhol sobre seus conhecimentos no âmbito do modelo TPACK, a fim de caracterizá-los segundo a perspectiva dos próprios concluintes e, consequentemente poder revelar os conhecimentos que já dominam e/ou limitam o desenvolvimento de suas atividades de ensino. Este projeto de pesquisa se insere em uma linha de pesquisa em desenvolvimento, chamada Ensino e Aprendizagem de Línguas com Tecnologias Digitais, que se propõe a investigar sobre multiletramentos e competências digitais. O conceito adotado aproxima-se do construtivismo, no qual se entende que, para desenvolver competência, o ser humano mobiliza recursos internos que cooperam, articulam e complementam-se para realizar ações focadas em resultados (BOURDIEU, 1983; PERRENOUD, 2009; LEBOTERF, 2003). Alinhados a esse conceito, utilizamos o modelo TPACK, inicialmente definido por Shulman (1986), que considera o conhecimento tecnológico, curricular e pedagógico e suas inter-relações, além de possibilitar a inclusão do conhecimento do contexto (GRAHAM, 2011; KOEHLER & MISHRA, 2009). Entendemos que o conhecimento tecnológico não pode ser dissociado dos demais conhecimentos que um professor precisa para cumprir bem sua prática educativa. Em função do que foi citado, esperamos saber: Que conhecimentos segundo o modelo TPACK possuem os concluintes do curso de espanhol da UFBA? Como esses formandos se percebem em sua prática de ensino? Que tipos de conhecimentos precisam desenvolver para se sentirem mais confiantes e seguros? Trata-se de um estudo predominantemente exploratório (GIL, 2017) e a abordagem que o permeia é quantitativa. Na primeira fase desta pesquisa, esperamos explorar as contribuições do referencial TPACK no contexto de professores ainda em formação, com a finalidade de verificar sua aplicabilidade e contribuições ao referido contexto para definir o instrumento que será utilizado para identificar a autopercepção dos participantes sobre seus conhecimentos TPACK. Para a 2ª fase, esperamos realizar o trabalho de campo coletando os dados que consideramos necessários dos concluintes de 3 semestres letivos subsequentes a partir do período letivo de 2023.2 e realizar as análises, cujas evidências esperamos poder apresentar através de um recorte descritivo e correlacional. Destacamos a relevância deste projeto de pesquisa, uma vez que identificar os avanços consolidados na integração das TIC na sala de aula através da autopercepção dos concluintes nos possibilita refletir sobre a prática dos estudantes já em fase de estágio docente e, se necessário, pensar em atividades que possam contribuir para a formação de professores de acordo com as necessidades evidenciadas.