Atacar ou proteger os rebanhos: o tema da razia de gado na tradição épica grega arcaica

Leonardo Medeiros Vieira
de 05/11/2021 a 28/02/2025
05/11/2021

A prática da razia ou do roubo de gado é constante nos textos conservados da tradição épica grega arcaica, figurando na forma de narrativas breves ou de referências alusivas. Apesar disso, pouco se escreveu acerca dela, e os estudos já realizados costumam concentrar-se apenas na consideração da recorrência dessas atividades como um reflexo da importância do gado no mundo representado no épos arcaico ou na sua explicação como um derivado de estruturas míticas indo-europeias ou mais antigas. Dando sequência a uma investigação anterior, esta proposta de pesquisa busca sanar tal lacuna por meio do exame dessas narrativas e referências a partir dos métodos oriundos da crítica oralista do épos arcaico, particularmente os métodos de análise temática que partem da recepção dos poemas. Na proposta atual, o esforço analítico deverá concentrar-se, em especial, na Odisseia e no extenso Hino Homérico a Hermes.