Com este projeto de pesquisa pretende-se verificar e demonstrar como as andinidades se fazem presentes em escrituras performáticas (textos literários – incluindo aí os gêneros narrativos, épicos e líricos, e artes visuais – figuras, desenhos, fotografias, cinema, telas e esculturas), e, principalmente, no teatro e em dramaturgias produzidas na e em diálogo com a região andina, por sujeitos andinos . Oriento-me pelas seguintes questões: como as cosmogonias, espistemologias e experiências de sujeitos andinos são levadas à cena em produções culturais e artísticas atuais? Quais são os mecanismos de produção, reprodução, atualização e transmissão da memória coletiva e da ancestralidade, dos povos originários que pertencem à região andina, acionados pelos e pelas artistas criadores/criadoras? Nossa hipótese é que, partindo do conceito de andinidade como eixo temático, será possível demonstrar que as andinidades se presentificam como lócus enunciativo, através do corpo, da voz, da linguagem e da performance discursiva dos e das artistas criadores e criadoras estudadas em sua relação com a memória cultural comunitária e através de estratégias de tradução cultural que buscam reproduzir, atualizar e transmitir essa memória cultural comunitária como modo de resistência e ativismo político.